Esporte

Publicado em agosto 31st, 2016 | Por Adilson Junior

0

NOVAFLORESTENSE AGTONIO SERÁ O TÉCNICO DA SELEÇÃO FEMININA DE VÓLEI SENTADO NAS PARAOLIMPÍADAS DO RIO 2016

O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei sentado Agtonio Guedes Dantas é da cidade de Nova Floresta/PB e já se encontra no Rio de janeiro para participar das paraolimpíadas 2016.
Agtonio já trabalhou com a seleção masculina de vôlei sentado e agora está com a seleção feminina. Ele tem bastante experiencia e já esteve em vários países como; Irã, Japão e Russia, entre as suas conquistas destacasse a medalha de prata em Toronto no Canadá.

A modalidade surgiu em 1956, na Holanda, resultado da fusão do voleibol convencional com o sitzbal, esporte alemão que era praticado por pessoas com mobilidade limitada e que jogavam sentadas, mas sem a rede dividindo a quadra. A primeira aparição da modalidade em uma edição dos Jogos Paralímpicos foi em 1976, em Toronto, mas apenas como exibição. Quatro anos depois, em Arnhem, na Holanda, passou a fazer parte do programa dos Jogos.

Organizado internacionalmente pela Organização Mundial de Voleibol para Deficientes (WOVD), o vôlei sentado tem disputa de campeonatos mundiais desde 1993, nas categorias masculino e feminino. Porém, somente em 2004, em Atenas, as mulheres passaram a disputar a modalidade nos Jogos Paralímpicos.

Como é disputado
No vôlei sentado podem competir amputados, principalmente dos membros inferiores; atletas com paralisia cerebral; lesionados na coluna vertebral; e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora (sequelas de poliomielite, por exemplo). O contato com o chão deve ser mantido em toda e qualquer ação, sendo permitido perdê-lo somente nos deslocamentos.

A disputa é muito semelhante com a do vôlei convencional. Seis jogadores de cada equipe ficam em quadra e o jogo é dividido em cinco sets (quatro de 25 pontos e um tie-break de 15 pontos). Ganha a partida a equipe que vencer três sets.

A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino.

Brasil nos Jogos
O Brasil estreou na disputa nos Jogos em Pequim-2008, só com a seleção masculina, que terminou o torneio em 6º lugar. Em Londres-2012, o Brasil teve representantes nos dois gêneros. Tanto no masculino quanto no feminino o país ficou em 5º lugar.

Por: Frei Martinho Esportes

pbnet

 


Sobre o autor



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ir para o topo ↑